A Raça Persa

A Raça Persa

Um pouco de história

O gato persa descende do gato turco de Angorá e a sua origem situa-se na zona da antiga Persia (atual Irã) e Ankara na Turquia.
Os gatos persas atuais surgiram na Inglaterra no século XIX como resultado do cruzamento entre o gato persa de raça pura (procedente da Pérsia) e os Angorás. Desta forma obteve-se um pêlo mais sedoso e se multiplicaram as cores do manto.
O persa foi evoluindo de forma a ficar mais gordo e menos esbelto, e com os olhos maiores, mais parecido com o originário do Irã.
Acredita-se que a raça foi levada até a Europa quando o viajante italiano Pietro Della Valle foi até a Pérsia e na volta para a Itália levou consigo alguns gatos que encontrou na região. Como eram diferentes e possuíam uma pelagem muito macia, os gatos chamaram a atenção de todos. 
A forma que a raça é apresentada hoje em dia é fruto de uma cuidada seleção a partir do século XIX. Foi neste século quando começaram a exportar exemplares na Inglaterra e França, onde alcançaram grande popularidade e desde onde se estenderam aos Estados Unidos.

Características

O gato persa possui um corpo compacto, redondo, musculoso e com uma estrutura óssea robusta. As patas são curtas e grossas.
O comprimento de um gato persa varia entre 40 e 50 cm, mais 25 a 30 cm de cauda e aproximadamente 30 cm de altura.
A pelagem é espessa, abundante, longa e sedosa, com uma cauda bem reforçada de pelo e ligeiramente arredondada na ponta.
A sua cabeça é grande, ampla e redonda, o seu nariz é curto e as orelhas pequenas e arredondadas, muito distanciadas entre si e com mechas de pelo longo.
Os olhos são grandes, redondos e muito abertos nas cores castanho ou cobre.
A variedade de cores na raça persa é enorme. Os monocolores devem ter a cor igualmente intensa e sem tons claros, como preto, branco, lilás, vermelho, creme, etc. Também podem ter combinações de cores, como é o caso dos bicolores.
Para cuidar de um gato persa é necessária escovação constante, limpeza dos olhos uma vez que a sua lágrima oxida em contato com o ar ficando escura e manchando o pelo.

Comportamento

O gato persa é a muito dócil, tranquilo e pacífico.
Em geral, possui grande necessidade de afeto e requer frequentes amostras de carinho pela parte dos seus  cuidadores. É muito dorminhoco.
Além disso, são grandes observadores, brincalhões e leais as suas famílias.
Share by: